top of page

Blog

LAVMAQ

  • Instagram
  • Facebook

EVOLUÇÃO DAS LAVANDERIAS INDUSTRIAIS

  • Foto do escritor: Marcelo Golmia
    Marcelo Golmia
  • 12 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura



As Lavanderias industriais, com uma exigência cada vez maior, dos seus fornecedores contínuos, de grandes quantidades de peças, também são cobrados pelos seus clientes, na pontualidade e qualidade diferenciada.

Adquirir a confiança dos fornecedores e clientes, exige um atendimento diferenciado e até personalizado. Com as necessidades atendidas, fora dos padrões, quer seja por uma higienização melhor, um uso de amaciante mais forte, entregar antes do agendado e facilitar o pagamento dos serviços, são alguns dos requisitos que conquistarão os usuários dessas empresas.

Serviços que evoluíram com a chegada da tecnologia, facilitando o trabalhador(a), que batia as roupas em tanques, usava cinza e sabão, pendurava as peças em varais, esperando o favor do sol e vento. Hoje as máquinas torcem e retorcem as peças, os produtos químicos também estão evoluindo dia a dia com preocupação com o meio ambiente, ajudando na economia de água, energia elétrica e tempo de secagem.

A evolução tecnológica nas lavadoras horizontais e frontais, com uma ou mais portas, na obrigatoriedade de barreiras de contaminações, diminuindo a quantidade de água e de produtos químicos, nos seus enxágues e secagens.

Com a exigência de uma política ambiental de âmbito mundial, o Brasil começa a se encaixar, com suas industrias lavadeiras, na renovação e trocas de maquinários, produtos químicos e tratamento da água e seu reuso, pois, o abastecimento da matéria-prima de uma lavanderia, a água, este item mais escassa a cada dia. Entra a premissa, de avaliações constantes da quantidade de água utilizada, seu custo, com as tarifas e regulações nos tratamentos dos afluentes, a energia e mão de obra, gasta em todo processo.

Em relação aos produtos químicos, as industrias químicas estão evoluindo rapidamente, com desejo de diminuir o impacto ambiental negativo, e usar essa preocupação como um bom material de marketing. Lembrando, que haverá a lei sobre os recursos hídricos, um controle do uso da água e seus resíduos.

Só para informações, o custo da água para indústria em U$: EUA 0,47, Alemanha 1,70 França 1,49 Austrália 1,24 Brasil 1,10, segundo o Instituto Hohenstein da Alemanha. Enquanto no Brasil, gasta 7 litros por kg, na Alemanha 5 litros por kg de roupas lavadas.

Os certificados dos processos de lavagem e higienização estão sendo expedidos no Brasil por: LCN Gestão Empresarial (responsável pela estruturação das especificações) e a Certificadora Internacional RINA, com supervisão do SINDILAV e ANEL, baseado nas normas ISSO 9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001 e adaptados para lavanderias. O programa dará a certificação de qualidade e sustentabilidade aos aprovados. Esta certificação cria um sistema que traz qualidade e cuidados com o meio ambiente, zelo pela saúde dos trabalhadores em lavanderias.

Comments


bottom of page